quinta-feira, 24 de julho de 2014

FREI AFONSO PFLAUM



FREI AFONSO PFLAUM, O.CARM.
(1939 - + 2014)



Frei Afonso Pflaum nasceu dia 19 de fevereiro de 1939 em Bamberg, Alemanha. Seus pais eram agricultores e moravam na cidadezinha (Dorf = aldeia) Dietendorf. Foi batizado já no dia seguinte de seu nascimento com o nome de Friedrich (Fritz).
Em 1949 entrou no Seminário Marianum dos carmelitas em Bamberg. No dia 7 de setembro de 1958 iniciou seu noviciado em Straubing, recebendo o nome de Afonso. Emitiu seus primeiros votos na Ordem do Carmo dia 8 de setembro de 1959. Estudou Filosofia e Teologia em Bamberg. Em 30 de outubro de 1961 recebeu a Tonsura; e as Ordens Menores, dia 23 de dezembro de 1961. Professou seus votos perpétuos dia 8 de setembro de 1962. Seu Subdiaconato aconteceu dia 17 de fevereiro de 1963 e foi ordenado diácono dia 9 de março de 1963. Foi ordenado sacerdote dia 26 de julho de 1964 na catedral de Bamberg. Após a ordenação foi trabalhou prefeito no Seminário Marianum.
 Em 1966 foi designado para trabalhar no Brasil, mais precisamente para substituir o Frei Rafael Mainka, que estava muito doente, como professor no Seminário Imaculada Conceição de Graciosa. Seu envio missionário aconteceu dia 23 de outubro de 1966 na Igreja dos Carmelitas de Bamberg. Partiu do porto de Hamburgo para o Brasil dia 2 de novembro de 1966. No seminário de Graciosa foi professor de Latim, Religião, Alemão e Grego nos anos 1967-68.
Em 1969 Frei Afonso Pflaum transferido para Curitiba como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Vila Fanny, formador dos junioristas e mestre de noviços. Em 1973 trabalhou em Paranavaí como vigário paroquial da Paróquia São Sebastião. De 1974 a 1979 foi pároco em Graciosa. Nos anos 1980 e 1981 foi diretor do Seminário São João da Cruz em Paranavaí e vigário paroquial da Paróquia São Sebastião.
Em 1982 foi transferido para Camocim de São Félix, PE, como mestre de noviços do noviciado interprovincial dos carmelitas do Brasil, mas também foi pároco nesta cidade pernambucana. Em 1988 foi eleito Comissário Provincial dos Carmelitas do Paraná e por isso retornou a Paranavaí. Em 1989 ajudou Frei Joaquim Knoblauch na Paróquia Bom Jesus de Dourados, MS, como vigário paroquial. Retornou a Graciosa como pároco. Nos anos 1996-98 trabalhou em Angélica, MS, como pároco. Ali recebeu o título de cidadão Honorário desta cidade mato-grossense-do-sul. Em 1999 retornou a Curitiba como pároco até o início de 2002. Depois mais uma vez foi designado para trabalhar em Graciosa.  Em 2005 foi novamente para Paranavaí como vigário Paroquial da Paróquia São Sebastião. Em 2006 foi transferido para Dourados, MS. Em 2008 foi para Curitiba, mas desta vez para o Mosteiro Monte Carmelo. Em setembro de 2009 retornou para a Alemanha, indo morar em Straubing, onde havia feito o noviciado.
Em março de 2013 foi transferido para Bamberg, mas em julho foi diagnosticado um tumor maligno em seu pâncreas. Seu último ano de vida, viveu em sua casa materna em Dietendorf. Aceitou a doença com grande resignação, paciência e sem reclamação. Faleceu dia 22 de julho de 2014, quatro dias antes de completar 50 anos de sua Ordenação Sacerdotal. Foi sepultado justamente no dia de seu Jubileu de Ouro Sacerdotal, ou seja, dia 26 de julho de 2014 – Festa de São Joaquim e Santa Ana, pais e Nossa Senhora e avós de Jesus.

Frei Afonso Pflaum foi um homem de oração. Todos que conviveram com ele são testemunhas disto. Tinha um exemplar zelo pastoral. Além de ter trabalhado em várias paróquias e comunidades, dedicou-se muito a movimentos eclesiais como Cursilho de Cristandade, Movimento Familiar Cristão, T.L.C. Por onde passou deixou saudades e muitas amizades, mas principalmente deixou a imagem de um grande carmelita, excelente sacerdote e dedicado missionário. O grande número de transferências mostra que ele foi um grande obediente e disponível para ir onde fosse necessário. Os carmelitas do Paraná e do Brasil devem muito a ele por ter trabalhado muito na formação. Várias gerações de carmelitas brasileiros receberam a sua orientação espiritual, humana e religiosa. Sua espiritualidade deixava marcas por onde passava. Estava sempre disponível para ser transferido.

3 comentários:

  1. Verdadeiro homem de Deus, seus conselhos guardarei para sempre!

    ResponderExcluir
  2. Suas homilias eram ótimas , não me cansava de ouvi-las .

    ResponderExcluir
  3. suas missas eram muito bonita,era muito querido em Camocim.Descanse em Paz

    ResponderExcluir

Seguidores